Siga-me no Twitter RSS FEED

Quando surgiu o hábito de tomar chá?


De acordo com uma lenda chinesa, o hábito de tomar chá surgiu há quase 5 mil anos, quando o imperador Shen Nung, um estudioso das ervas medicinais, estava cozinhando em seu jardim e algumas folhas de uma árvore selvagem de chá caíram na panela de água fervendo. 

Shen Nung decidiu experimentar a infusão e achou-a saborosa e revitalizante. A partir daí, o chá teria começado a ser consumido em larga escala pelos chineses.

Mas as primeiras referências comprovadas à beberagem datam do século 3 a.C., quando o chá era consumindo na China principalmente para fins medicinais.

Na época ainda não havia plantações da erva, que era colhida de árvores nativas. Os primeiros registros de métodos de plantação e processamento da folha na China remontam ao ano 350 da era cristã, mas foi apenas no século 17 que a bebida popularizou-se na Europa. 

Primeiro foi trazida da China pelos holandeses e, depois, pelos ingleses. No século 15, os japoneses desenvolveram a Cerimônia do Chá. Trata-se de um ritual sagrado criado sob influência do budismo zen. 

Nos mosteiros, os monges tomavam chá para manter-se despertos e em estado meditativo. Hoje, o chá é uma das bebidas mais consumida no planeta e os paises produtores montaram uma entidade, o Conselho do Chá, para promover a erva ao redor do mundo. 

Quer saber mais? Acesse:

www.teacouncil.co.uk


.:.

      

0 comentários :

Postar um comentário

Aranel Ithil Dior